Suspensão e Amortecedores
Suspensão é um conjunto de peças que adequa a transmissão de energia da excitação de base (uma lombada, por exemplo) e a capacidade de aderência do veículo ao solo. É feito por um conjunto de mola e amortecedor. O conjunto suspensão pode ser considerado como um filtro mecânico, pois pode permitir ou rejeitar faixas de frequências do espectro da excitação do solo. Por isso, carros fora de estrada e urbanos possuem características díspares quanto ao desempenho.
É pertinente ressaltar que o primeiro, em geral, possui exigências maiores quanto às solicitações mecânicas, tornando o projeto de suspensão mais restrito suspensão dianteira como traseira; e mista – espiral na frente e feixe atrás. E ainda o tipo de torção, constituído por uma barra de torção ou um feixe de lâminas, que absorvem os impactos deformando-se. Estas barras de torção são encontradas na suspensão traseira dos VW Fusca e VW Kombi, entre outros veículos.
Tipos mais comuns de suspensões vistos por trás.
A suspensão, portanto, é um sistema presente em veículos que é responsável por absorver as irregularidades do terreno e manter todas as rodas no chão pelo máximo tempo possível.
O sistema de suspensão absorve, por meio dos seus componentes, todas as irregularidades do solo e também é responsável pela estabilidade do automóvel.
Amortecedor é uma peça do veículo automotivo que é destinada ao controle das oscilações da mola e também visa manter a roda em contato contínuo com o chão.
Em vibrações mecânicas, o amortecedor é o elemento encarregado de dissipar energia. Oscilações em meios que contenham atrito ou no ar ou em meios fluidos são caracterizadas por ocasionarem perdas de energia ao sistema.
Passe na B&C Auto Center para uma avaliação.
Preencha o formulário abaixo para receber um orçamento da B&C Auto Center.